"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Técnica de monitoramento climático reduz em 52% o uso de agrotóxico


Monitoramento climático promove o desenvolvimento sustentável reduzindo o uso de defensivos agrícolas.


O Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo, com um faturamento de 7,3 bilhões de dólares ao ano. Segundo pesquisas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o país é responsável por 1/5 do consumo mundial de agrotóxicos, utilizando 19% de todos os defensivos agrícolas produzidos no mundo. Para se ter uma ideia, os Estados Unidos aparecem na segunda colocação com 17%, enquanto os outros países somam 64%. O uso desses produtos cresceu 93% entre 2000 e 2010 em todo o mundo, mas no Brasil o percentual foi muito acima, chegando a 190%. Dados da ANVISA e do Observatório da Indústria dos Agrotóxicos da UFPR mostram que o brasileiro, em média, consome 5,2 litros de agrotóxico por ano. Em 2011, foi pulverizado um total de 852 milhões de litros nas lavouras brasileiras.

Pensando nisso, a empresa Olearys S/A criou um software pioneiro no Brasil, baseado em monitoramento do clima, que oferece benefícios aos produtores rurais. Essa técnica está sendo aplicada por agricultores familiares da Região Serrana do Rio de Janeiro. A redução do uso de agrotóxico chegou a 52% e houve diminuição na emissão de gases poluentes, pois o uso do maquinário foi reduzido. “Conseguimos a adesão de alguns agricultores familiares da Região Serrana do Rio de Janeiro, como o Sinval, produtor tradicional do local. Em sua lavoura de tomate foram 41,2% menos pesticidas jogadas na natureza e a racionalização do uso de água doce nas plantações caiu de 11.900 litros para 5.600 litros”, explica o engenheiro agrônomo Marcos Balbi, CEO da Olearys, acrescentando que, segundo dados do levantamento sistemático da produção agrícola do IBGE, o estado do Rio responde por 6,5% da produção nacional de tomate.

A plataforma de serviço da Olearys - um projeto em parceria com a Pesagro-Rio - promove o desenvolvimento de agricultura mais sustentável, com maior eficiência técnica, econômica e ambiental. Tanto que, apesar da utilização de menos agrotóxicos, as plantações onde o sistema foi testado se mostraram livres de doenças. Para Balbi, realizar o monitoramento climático é essencial para viabilizar essa agricultura ecológica, uma vez que ele disponibiliza informações sobre a previsão do tempo, sobre o molhamento foliar e sobre a umidade do solo, auxiliando produtores e técnicos a tomarem decisões mais assertivas na aplicação do agrotóxico. Por ser considerado de grande impacto na geração de emprego e renda no país, o projeto foi selecionado pela multinacional de softwares empresariais SAP e o Instituto Endeavor do Brasil para o projeto SAP Expoentes, que visa capacitar a gestão de pequenas e médias empresas. A Olearys foi uma das 50 escolhidas, entre um total de 500 candidatos em todo o Brasil.

Ana Cláudia Araújo - Colaboradora
Assessora de imprensa da Olearys
R. Presidente Dutra - Km 137,8 - Sala 105
São José dos Campos – SP
Tel.: +55 (12) 4141-2777

Nota:
É oportuno esclarecer, Prezado(a) Seguidor(a), que “A Olearys é uma empresa que usa técnicas de agricultura de precisão para desenvolver aplicativos, visando incentivar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis. Monitorando o clima, ajuda o agricultor a reduzir o uso de agrotóxicos, economizar água e energia na irrigação e, consequentemente, aumentar a produção, minimizando impactos ambientais e riscos à saúde humana. É desta forma que aproxima a ciência das pessoas, levando a elas conhecimento, tecnologia e informação,  contribuindo assim para a produção de alimentos mais saudáveis”.